Está com alguma dúvida sobre a ASSJP? Aqui você encontra algumas respostas sobre os principais assuntos. Caso não tenha encontrado a resposta que deseja saber, entre em contato por e-mail: contato@assjp.org.br
A pessoa com surdez unilateral pode participar? Pessoa com implante coclear? Pessoa que não sabe língua de sinais pode participar?
– Pessoa com surdez unilateral, como atleta, não pode participar, pois deve ter a perda auditiva bilateral de a partir de 55 decibéis em seu melhor ouvido.
– Pessoa com implante coclear (IC) pode participar nos eventos esportivos, mas com ressalvas, desde que faça um exame de audiometria, conforme regulamento do ICSD.
– Pessoa que não sabe língua de sinais pode participar mas desde que tenha a perda auditiva de a partir de 55 decibéis em seu melhor ouvido.
Importante ressaltar que todas as pessoas, independente de sua condição de surdez (perda unilateral/bilateral ou normal) podem participar em quaisquer eventos, sejam eles socioculturais, de lazer, palestras e/ou cursos.
O atleta pode usar seus aparelhos auditivos ou implante coclear durante a competição de surdos?
Não. Os atletas não podem usar aparelhos auditivos ou implantes cocleares durante as competições de surdos, nem mesmo nos treinos.
Qual o termo correto para chamar as pessoas com deficiência auditiva que praticam o esporte?
O ideal é “surdoatleta”, assim como paratleta (aquele atleta que faz parte do Paradesporto), mas nada impede que o termo “atleta surdo” seja utilizado.
A diretoria da ASSJP recebe remuneração?
Não. Todos os membros da Diretoria, bem como os membros do Conselho Fiscal e associados, são de caráter voluntário, sem vínculo empregatício e sem qualquer tipo de bonificação.
A ASSJP recebe repasse do percentual das loterias, assim como outras Confederações, Clubes e Comitês?
Não, mas este é um dos nossos objetivos e estamos trabalhando para alcançá-lo. Estamos abertos para receber os patrocínios e doações para manter a entidade ativamente.